sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O PAPEL DO PSICÓLOGO

Durante uma sessão uma cliente me disse que eu era uma “lanterna” na vida dela ,me explicou que eu estava propiciando-a novas possibilidades ,era como se eu tivesse “clareando” o caminho para ela, refletindo sobre isso realmente acredito que o significado que ela encontrou para explicar o processo terapêutico não deixa de ter sentido,nosso lugar enquanto psicólogos não é o de dar conselhos mas o de proporcionar possibilidades que eles não estejam conseguindo enxergar,apontar a direção,dizer qual é o caminho para eles não é o nosso papel mas sim ajudá-los a ver uma nova direção.Nós psicólogos somos apenas mediadores desse processo.Digo sempre a eles que durante todo o processo vamos caminhar juntos mas quem decidi a velocidade desses passos são eles,alguns dias andaremos depressa,noutros vamos mais devagar,durante o caminho normalmente deparamos com a angústia,ansiedade,desânimo... mas chegará o momentos que eles estarão preparados para andar sozinhos,não vao precisar mais de uma “lanterna” já podem seguir o seu próprio caminho .

Luciana Penido.

Nenhum comentário: