terça-feira, 1 de junho de 2010

PARTE II- AS DIFERENÇAS ENTRE PSICANALISTAS,PSIQUIATRAS,PSICÓLOGOS




A Psicanálise é a teoria criada por S. Freud para explicar o funcionamento psíquico do homem, tomando como ponto de partida o inconsciente, portanto muito mais do que o comportamento em si, a Psicanálise busca o significado, a trama imaginária, implícito nesse comportamento. Essa teoria surge paralelamente à Psicologia, delimitando marcações claras entre ambas. Enquanto formação, a Psicanálise não é oferecida como curso universitário, mas como uma especialização, onde qualquer profissional que tenha nível universitário pode fazer essa opção. Encontramos frequentemente psicólogos, psiquiatras, neurologistas, fonoaudiologistas com essa formação.

A Psiquiatria é uma especialidade da Medicina, pré-existente à Psicologia e a Psicanálise. O profissional dessa área necessariamente é um médico que está habilitado para cuidar de doenças mentais. Utiliza-se do modelo médico no processo de diagnóstico e tratamento e tem autonomia para receitas medicamentos.

O Psicólogo tem formação superior em psicologia, ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano. O curso tem duração de 4 anos para o bacharelado e licenciatura e 5 anos para obtenção do título de psicólogo. No decorrer do curso a teoria é complementada por estágios supervisionados que habilita o psicólogo a realizar psicodiagnóstico, psicoterapia, orientação, entre outras. Pode atuar no campo da psicologia clínica, escolar, social, do trabalho, entre outras. O profissional pode optar por um curso de formação em uma abordagem teórica, como a gestalt-terapia, a psicanálise,sistêmica, a terapia cognitivo-comportamental.



Texto retirado dos sites Espaço cuidar e Insoonia
Imagem:Eros y Psique por Marta.Tci

OBS:1- Psicólogos e Psicanalistas não podem prescrever medicação aos seus pacientes/clientes.
        2-Quem usa divã são os psicanalistas, normalmente os psicólogo e ou psicoterapeutas usam uma poltrona,cadeira e sentam frente ao paciente/cliente .

Um comentário:

Ly Mello disse...

Oi Lu, sabe que eu só fui saber a diferença mesmo, depois de começar à me tratar. É engraçado como muita gente não tem essa informação, né? E seu post foi muito bem explicativo, adorei!

Beijocas.