sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Mitos sobre a Hipnoterapia Ericksoniana


MITO DA INCONSCIÊNCIA - Muitos pensam que estar hipnotizado significa estar inconsciente. Há aqueles que até desejam ficar inconscientes para que “todos os seus problemas lhes sejam tirados”. Na verdade, o transe hipnótico é caracterizado por uma dissociação consciente/inconsciente, onde a consciência está presente, e é desejável que esteja, para participar no processo de cura. Por estar vivenciando uma experiência agradável, eventualmente a pessoa não se lembra do que foi falado, porque ficou distraída com pensamentos, imagens ou sons.
MITO DE CONFESSAR SEGREDOS SEM QUERER - Mesmo em transe profundo a mente conserva um sentido de vigilância que protege a integridade da pessoa. Na hipnose Ericksoniana raramente a pessoa é convidada a falar. O inconsciente é capaz de resolver silenciosamente os conflitos mais profundos.
MITO DE NÃO VOLTAR DO TRANSE - Se, eventualmente, por estar numa experiência muito agradável ou num transe mais profundo, a pessoa não aceitar a sugestão de voltar do transe, basta deixá-la mais algum tempo, e naturalmente, o transe hipnótico se transforma em sono fisiológico e ela acorda.
MITO DE SER DOMINADA PELO HIPNOTERAPEUTA - Na hipnose Ericksoniana o estado de transe é sempre uma auto-hipnose. O hipnoterapeuta é um facilitador, um companheiro de viagem, apenas alguém que está ao lado enquanto o inconsciente da pessoa trabalha.
MITO DA DEPENDÊNCIA - Um hipnoterapeuta cuidadoso tem sempre o cuidado de dar sugestões pós-hipnóticas de autonomia e liberdade. Ex:…E no dia a dia sua mente inconsciente pode continuar por si mesma com um processo natural e saudável de mudanças… Por isto a Hipnoterapia Ericksoniana é considerada uma terapia breve.
MITO DE QUE A HIPNOSE POSSA SER PREJUDICIAL À PESSOA - O inconsciente é sábio e protetor, e absorve apenas aquilo que é saudável e útil. Naturalmente, como a hipnose é uma poderosa estratégia de comunicação com o inconsciente, só deve ser usado por pessoas devidamente treinadas, competentes e éticas. Uma pá é um excelente instrumento para remover terra, mas se for usado para atingir a cabeça de alguém…
MITO DA REGRESSÃO - Hipnose não é regressão. A regressão é apenas um fenômeno hipnótico que pode ser usado quando necessário. Como dissemos antes, a hipnose é um fenômeno psíquico, um estado especial da mente que permite ações terapêuticas as mais diversas.

Texto retirado do site www.suamente.com.br
Imagem:Curso de formação em hipnoterapia clínica -GO

5 comentários:

eluga1 disse...

Olá Luciana, queria saber se vc faz hipnose para emagrecer. Estou muito segura que assim emagrecerei com saúde, e não vou sofrer o efeito sanfona, obrigada.

Luciana Penido disse...

Obrigada pelo contato.
A Hipnoterapia Ericksoniana nao é hipnose, a hipnose é um dos processos da hipnoterapia Ericksoniana, está através dos relaxamentos,induções podem nos levar ao processo hipnótico.A Hipnoterapia Ericsoniana é utilizada para vários fins,e pode ajudá-la no processo de emegrecimento.

Guilherme disse...

olá, faz tempo que estou procurando um Hipnoterapeuta para tira uma fobia que tenho, estudo aqui em são joão del rei e gostaria de saber como faço pra entrar em contato para me consultar com você....aguardo

Luciana Penido disse...

Guilherme,meu consultório fica em BH no bairro Betânia (Rua da Cosolação 14/sala 04) o telefone é 31-33744482.Abraços,

Unknown disse...

Quanto a técnica de emagrecimento.. vc faz esse tratamento.