segunda-feira, 26 de abril de 2010

PSICOTERAPIA SISTÊMICA

A psicoterapia Sistêmica surgiu na década de 50,com o fundamento de que a família é um sistema e o funcionamento da mesma afeta todos os membros,por isso a importância da participação da família no tratamento.
Todo o universo está relacionado com tudo, nada é separado,isolado,existindo ai uma hierarquia e quando se quebra essa hierarquia surgem os sintomas.
O Objetivo da Psicoterapia Sistêmica é fazer com que o individuo encontre seu caminho,suas várias possibilidades e assim possa sair daquele “emaranhado familiar”, isto é, possa romper com o “sistema familiar doentio” o que não quer dizer romper com a relação familiar.
O individuo adoecido busca através dos sintomas denunciar que algo está errado naquele sistema familiar,a psicoterapia sistêmica cria,ajuda,colabora para que esse indivÍduo não precise utilizar desses sintomas para resolver seus problemas .
Luciana Penido

3 comentários:

Carla Alves disse...

Oi linda!
esse foi um post bastante esclarecedor pra mim.
bjs!

Anônimo disse...

Olá! Meu nome é Janaina Costa, tenho 34 anos e sou Psicóloga. Amo a minha profissão, meu desejo é fazer uma especialização na área da Psicoterapia Sistêmica.
Em que lugais do Brasil há o curso?
Em MG tem?! Sei que em Fortaleza e Salvador, sim!
Beijos!

Luciana Penido disse...

Olá Janaína,
Aqui em BH tem algumas escolas/ clínicas de formação em Psicoterapia Sistêmica,a formação tem a duração de 02 anos.
Abraços.