sábado, 20 de fevereiro de 2010

A MULHER NA MODERNIDADE-CONQUISTAS E CONFLITOS.

Desde do nascimento é atribuído a mulher o papel de esposa,mãe.Mas ela passou a assumir a partir da modernidade um novo “papel social” adquirido através do mercado de trabalho e competindo cada vez mais o espaço profissional com os homens.
Se por um lado ela ganhou esse espaço por outro passou a exercer mais uma função de muitas vezes provedora do lar, e agora? Precisa ser uma ótima mãe,esposa,amante,dona de casa e trabalhar fora.
Ao adquirir o espaço profissional ela passou a ter dois turnos de trabalho:em casa e na empresa,ela é cobrada e se cobra por tantas tarefas e ainda precisa estar linda na hora que o marido chegar em casa.
Com a modernidade a mulher também precisou aprender a conviver com vários sintomas: irritabilidade,fadiga,distúrbio do sono,crises de choro,depressão...e não podemos esquecer da frustação constante porque muitas vezes ela se sente obrigada a dar conta de tudo o tempo todo.
O filme Mulheres perfeitas mostra muito bem essa visão onde a sociedade espera que ela a mulher seja excelente em tudo aquilo que ela faz,assistimos o filme e ficamos perplexas com tanta perfeição,com tantas mulheres lindas,felizes,realizadas que conseguem ao mesmo tempo cuidar dos filhos ,do marido,da casa,ir ao supermercado,ir na academia...mas no final do filme temos uma revelação, elas eram robôs.
Acredito que a mulher não precisa abrir mão do espaço adquirido mas ela precisa entender que não dá para tirar nota 10 em tudo na vida e quando ela passar a entender isso irá se cobrar menos e provavelmente se sentirá mais feliz e e realizada.
Luciana Penido

3 comentários:

junia gabriela disse...

adoreii, eu também achoo que a mulher é muitoo importante pra sociedade....
beijos adoro esse site

Priscila Beneducci disse...

Boa noite Luciana, prazer falar com vc. Estou aqui conheçendo seu blog, vc é muito inteligente e culta.

Obrigada por visitar meu blog de receitas, que bom que gostou tb. Vamos ver se a gente se conhece pessoalmente.

Acabei de registrar seu link lá na coluna criei de Blogs Mineiros, para dar destaque.

Volte sempre.

Boa semana,

Priscila Beneducci
Confeiteira

-Inaiara Lôbo. disse...

Assim, vi o texto e amei! Parabéns!