quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Como é uma primeira sessão de psicoterapia?

Para quem ainda não iniciou uma psicoterapia e não sabe como é uma primeira sessão,vou explicar um pouco sobre isso,cada psicólogo, tem uma forma, um jeito de trabalhar,segue uma "linha "e baseia-se nesses fundamentos.Normalmente a pessoa nos procurar por telefone, e esse primeiro contato é muito importante, marcamos dia e horário para a primeira sessão.Nesse segundo encontro que já é pessoalmente o cliente relata a sua queixa(o sintoma ,o problema que o fez procurar ajuda),digo sempre que temos duas queixas: a principal,”urgente”, e a segunda que são outros temas que queremos trabalhar também.È feito uma anamnese,colhe-se todos os dados que achamos importantes para aquele processo,nosso papel é de saber acolhê-los,escutar,observar realmente o que eles estão nos pedindo,que tipo de ajuda eles querem.Com esses dados já podemos começar a pensar,buscar caminhos para ajudá-los e preparar as próximas sessões. É claro que as pessoas chegam ate nós buscando uma ajuda,ninguém chega dizendo que está bem,alguns já fizeram terapia em outros momentos, outros já passaram por outros especialistas que não resolveram o problema, porque não é da alçada deles mas sim da psicologia e tem também aqueles que demonstram muita resistência e negam que precisam de terapia ou porque não querem tocar na suas "feridas"ou ainda associam psicólogos com a loucura.
Sempre pergunto para eles se realmente querem começar a terapia,e o que esperam da terapia pois é um processo que exige dedicação,compromisso,tanto deles como do profissional também.A sessão dura em torno de 50 a 60 min,no final "selamos" um contrato onde consta dia e horário dos atendimentos(sessões semanais),valor.No final também coloco algumas observações do caso,daquilo que percebi no primeiro encontro e proponho de que forma podemos trabalhar,dar início ao processo.
Luciana Penido

5 comentários:

Anônimo disse...

gostei muito da forma como vc fala sobre as sessoes, de certa maneira ajuda aos novos psicologos a se portarem em uma primeira sessao, assim como eu!! abraços

Cássia Santana disse...

Oi Lu, muito bacana esse texto sobre o início das sessões de psicoterapia. Eu já fiz e faço parte dos que tem resistência a ir (principalmente, por ter que tocar nas feridas).
Prefiro as sessões em grupo, acho que ficam mais dinâmicas e talvez por não ter que me expor durante toda a sessão.

Mas, acho que todos precisamos, vivemos em um mundo muito "louco", cheio de cobranças, competições, agressividade. Nossa sociedade está ficando cada vez mais "doente" em relação às questões psicológicas.

Xxx disse...

Olá,

Gostei do espaço que criou e já add nos favoritos para retornar e ler mais quando tiver tempo.

Abraço,

Kleber

♥Grazi Corrêa♥ disse...

Bacana ... vim aqui justamente por que vou começar fazer sessões e estava em duvida como começar.

Anônimo disse...

Vou começar a partir do dia 14/07 estou ansiosa pra tirar esta angustia de mim!
Espero que me ajude!!!