terça-feira, 18 de maio de 2010

Parte I - Qual a diferença entre Psicoterapeuta e Psicanalista?





Para quem ainda não sabe sou formada em psicologia com especialização em clínica e formação em Psicoterapia Sistêmica,em andamento formação em Psicoterapia Ericksoniana.
Algumas pessoas sempre me perguntam qual a diferença entre Psicoterapeuta e Psicanalista.Então vamos Lá:
Psicólogos que escolhem a área clínica para trabalhar(existem outras áreas como a organizacional,educacional...)podem e devem fazer uma formação ou se quiserem mais de uma,normalmente realizadas posterior a graduação.O que é essa formação? São estudos teóricos e práticos em escolas específicas de cada teoria,de duração normalmente de 02 anos,no meu caso fiz formação em uma escola de Psicoterapia Sistêmica¹ .
Existem várias escolas ,vou citar algumas:Escola existencial,Existencial Humanista,Reichiana,Terapia-Cognitiva,Gestalt-terapia,Hipnoterapia Ericksoniana,Psicanálise e falando em Psicanálise o profissional estuda numa escola de Psicanálise,a duração da formação é normalmente de 02 anos,tem teoria e prática assim como as demais e com uma diferença pois essas escolas aceitam graduados de outras áreas:Engenheiros,Arquitetos²...se um Engenheiro quiser ser Psicanalista ele pode ser é só fazer a formação e claro concluir o curso .
Enfim Psicólogos podem ser tornar Psicoterapeutas ou Psicanalistas vai depender da formação que ele escolher,todas as escolas citadas acima exceto a de Psicanálise formam Psicoterapeutas.
¹ No blog já postei anteriormente e de forma suscinta como é o trabalho de um Psicoterapeuta Sistêmico.
² Particularmente não concordo com isso,profissionais de outras áreas se tornarem psicanalistas, deixo claro que não tenho nada contra essas profissões citadas como exemplo.
Luciana Penido

4 comentários:

Helena Garcia disse...

OI, amiga !

Vim retribuir sua visitinha lá em casa ! Muito obrigada!
Nossa, não conhecia a diferença entre psicólogo e psicoterapeuta...rsrsrs...sou loira....rsrsrs, mas , sabe, admiro muito a sua profissão...deve ser bem dif´cil entender as pessoas e ajudá-las...confesso que nem eu me mentendo certas horas...rsrsrs
To numa semana meio tristinha...problemas com a filhota...( namoro )...é bem complicado ser mãe, viu?
Mas, deixa os problemas pra lá, ne´? Meus problemas estão nas mãos de Deus...tem coisas que s´[o ELE pode fazer, não é mesmo?
Fica com Deus!
Beijinhos
Helena Garcia
http://diaadiacorridinho.blogspot.com

Marga Bombons Chocolates Artesanais disse...

Hum.... engenheiro psicanalista? Também acho que não combina, heim!
Achei bem legal teu esclarecimento. Eu também não sabia a diferença...rs
BJS

Unknown disse...

Muito boa sua explicação, agora dá pra entender direitinho.
Bjs

Luciana Penido disse...

Na próxima semana vou postar a parte II o que cada um faz,com o que cada um trabalha.