sábado, 20 de fevereiro de 2010

A MULHER NA MODERNIDADE-CONQUISTAS E CONFLITOS.

Desde do nascimento é atribuído a mulher o papel de esposa,mãe.Mas ela passou a assumir a partir da modernidade um novo “papel social” adquirido através do mercado de trabalho e competindo cada vez mais o espaço profissional com os homens.
Se por um lado ela ganhou esse espaço por outro passou a exercer mais uma função de muitas vezes provedora do lar, e agora? Precisa ser uma ótima mãe,esposa,amante,dona de casa e trabalhar fora.
Ao adquirir o espaço profissional ela passou a ter dois turnos de trabalho:em casa e na empresa,ela é cobrada e se cobra por tantas tarefas e ainda precisa estar linda na hora que o marido chegar em casa.
Com a modernidade a mulher também precisou aprender a conviver com vários sintomas: irritabilidade,fadiga,distúrbio do sono,crises de choro,depressão...e não podemos esquecer da frustação constante porque muitas vezes ela se sente obrigada a dar conta de tudo o tempo todo.
O filme Mulheres perfeitas mostra muito bem essa visão onde a sociedade espera que ela a mulher seja excelente em tudo aquilo que ela faz,assistimos o filme e ficamos perplexas com tanta perfeição,com tantas mulheres lindas,felizes,realizadas que conseguem ao mesmo tempo cuidar dos filhos ,do marido,da casa,ir ao supermercado,ir na academia...mas no final do filme temos uma revelação, elas eram robôs.
Acredito que a mulher não precisa abrir mão do espaço adquirido mas ela precisa entender que não dá para tirar nota 10 em tudo na vida e quando ela passar a entender isso irá se cobrar menos e provavelmente se sentirá mais feliz e e realizada.
Luciana Penido

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O BRINCAR é essencial para as crianças.


Ao brincar a criança estabelece um vínculo com algo em si mesmo e com outro.Brincando a criança vive,cresce,aprende, se exercita ,o desenvolvimento da criança está ligado ao brincar.Não posso deixar de comentar que o brincar sempre foi e sempre será uma atividade espontânea,prazerosa,independente da idade,nível social,financeiro.Brincando a criança desenvolve a capacidade motora,social,emocional,cognitiva,intelectual.A brincadeira propícia não só a diversão mas ela recria,interpreta o mundo que ela vive e também faz com que ela a criança encontre respostas para as suas indagações.O brincar por si mesmo já é terapêutico.Nas sessões de psicoterapia utilizamos do brincar através de jogos,desenhos,caixa lúdica e outros.
Luciana Penido

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Metáfora: Limpando os armários de nossas vidas.

Na psicoterapia sistêmica utilizamos várias técnicas dentre elas temos: Desenhos,colagens,fotografias,imagens,metáforas ...
A metáfora abaixo é muito interessante ,ela não quer só mostrar a necessidade de limparmos os nossos armários mas também limpar um outro tipo de armário ,o nosso “armário interno”.
A psicoterapia nos possibilita isso,vamos fazendo uma “faxina” e retirando aquilo que não queremos mais,deixamos espaços para o novo, para novas possibilidades, vamos colocando os nossos sentimentos em “ordem”,vamos “limpando” aqueles sentimentos que não nos servem mais.E durante esse processo,durante essa “faxina”, sentimos que estamos mais “organizados” e com bem estar por ter feito essas mudanças.


LIMPANDO OS ARMÁRIOS DE NOSSAS VIDAS
Texto de Wilson Meiler

Todos os anos, há um momento em que olhamos nossos armários com um olhar crítico. Olhamos aquelas roupas que não usamos há tanto tempo. Aquelas que tiramos do cabide de vez em quando, vestimos, olhamos no espelho, confirmamos mais uma vez que não gostamos e guardamos de volta no armário.
Aquele sapato que machuca os pés, mas insistimos em mantê-lo guardado. Há ainda aquele terno caro, mas que o paletó não cai bem, ou o vestido "espetacular" ganho de presente de alguém que amamos, mas que não combina conosco e nunca usamos. Às vezes tiramos alguma coisa e damos para alguém, mas a maior parte fica lá, guardada sabe-se lá porquê.
Um dia alguém me disse: tudo o que não lhe serve mais e você mantém guardado, só lhe traz energias negativas. Livre-se de tudo o que não usa e verá como lhe fará bem.
Acontece que nosso guarda-roupa não é o único lugar da vida onde guardamos coisas que não nos servem mais. Você tem um guarda-roupa desses no interior da mente. Dê uma olhada séria no que anda guardando lá.
Experimente esvaziar e fazer uma limpeza naquilo que não lhe serve mais. Jogue fora idéias, crenças, maneiras de viver ou experiências que não lhe acrescentam nada e lhe roubam energia. Faça uma limpeza nas amizades, aqueles amigos cujos interesses não têm mais nada a ver com os seus.
Aproveite e tire de seu "armário" aquelas pessoas negativas, tóxicas, sem entusiasmo, que tentam lhe arrastar para o fundo dos seus próprios poços de tristezas, ressentimentos, mágoas e sofrimento. A insegurança dessas pessoas faz com que busquem outras para lhes fazer companhia, e lá vai você junto com elas.
Junte-se a pessoas entusiasmadas que o apóiem em seus sonhos e projetos pessoais e profissionais. Não espere um momento certo, ou mesmo o final do ano, para fazer essa "faxina interior". Comece agora e experimente aquele sentimento gostoso de liberdade.
Liberdade de não ter de guardar o que não lhe serve. Liberdade de experimentar o desapego. Liberdade de saber que mudou, mudou para melhor, e que só usa as coisas que verdadeiramente lhe servem e fazem bem.
Luciana Penido